Curiosidades Da TV: Estréia



Hoje é o primeiro post da coluna Curiosidades Da TV e para começar bem vamos citar 15 curiosidades da TV que você talvez não conheça.

1 - A TV Tupi São Paulo foi a primeira emissora de televisão brasileira. A emissora operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980.

2 - O primeiro programa criado especialmente para a televisão foi "TV na Taba" , da TV Tupi, cuja apresentação ficava a cargo de Homero Silva. Como diz o Faustão, além dele, "monstros sagrados" como Lima Duarte, Hebe Camargo e Mazzaropi também participavam.

3 - Silvio Santos estreou em 1966, na TV Globo, com o programa "Música e Alegria", que tinha quatro horas de duração nas tardes de domingo. Em 1976 migrou para a TVS e em 1981 para o SBT, onde é dono da emissora.

4 - O videotape chegou às emissoras brasileiras em 1960, trazido pelo humorista Chico Anysio. O videotape (VT) permitiu a inauguração no país de mais 27 novas emissoras, com 80% da programação exibindo em VT as produções realizadas no eixo Rio-São Paulo. As primeiras transmissões de televisão via satélite no Brasil ocorreram em 1965.

5 – A TV Record, que mais tarde se tornou a Rede Record de Televisão, foi inaugurada em 1953 e é a mais antiga emissora de TV em atividade no país.

6 – Segundo dados da Edição 2029 da Revista Veja, de outubro de 2007, a Igreja Universal oferece à Rede Record recursos em torno de 300 milhões de reais por ano, por meio da compra de horários na programação. Esse dinheiro, proveniente do dízimo pago espontaneamente pelos fiéis da igreja, equivale a um terço de tudo o que a emissora arrecada no mercado publicitário.

7 - A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo, "Sua Vida me Pertence" de Walter Forster. Teve 20 capítulos com cerca de 15 minutos cada que eram exibidos, duas vezes por semana, ao vivo, às 20 horas. A primeira telenovela com produção em cores, foi "O Bem-Amado" e também foi a primeira telenovela a ser exportada. A novela Suave Veneno , exibida em 1999, detém até hoje o título de telenovela com menor audiência da história da Rede Globo.

8 - Apesar de tentativas frustradas na década de 60, com a extinta TV Excelsior, as transmissões de TV em cores, no Brasil, só começaram efetivamente na década seguinte. Em 1972, ocorreu oficialmente a primeira transmissão em cores no Brasil, a partir de Caxias do Sul, por ocasião da Festa da Uva, em 19 de fevereiro. Em 31 de março inaugurou-se oficialmente a televisão em cores no Brasil.

9 - Em 1955 estreou na TV Rio o primeiro programa de auditório no Brasil, o "Programa de Gala" , apresentado também na Rede Globo e na TV Tupi. Por ele, passaram nomes como Oscarito, João Gilberto e Chico Anysio.
10 - Uma das maiores audiências da história da Rede Globo, foi registrada durante a transmissão da Copa do Mundo de 2002. Apesar dos jogos serem transmitidos nas madrugadas, a audiência foi acima de 85 pontos com picos de 92, segundo o Ibope.

11 – Em 1976, Roberto Marinho recebeu o Prêmio Internacional Emmy, como Homem Destaque da Televisão.

12 – Em 1956, a TV Tupi realizou a primeira transmissão interestadual. Foi o jogo Brasil x Itália, direto do Maracanã no Rio de Janeiro para São Paulo. Para realizar a transmissão o técnico da Tupi, Reinaldo Paim, construiu três antenas, utilizando tela de galinheiro .

13 – Segundo matéria da Revista Veja, em novembro de 2008, de acordo com a central de comunicação da Rede Globo, o preço médio de um capítulo de novela é de 200.000 dólares . Assim, uma novela da Globo, que costuma ter de 180 a 200 capítulos, está saindo por até 40 milhões de dólares .

14 – Foi assinada em Outubro de 1959, pelo então Ministro da Justiça, Armando Falcão, a primeira legislação regulamentando a censura de TV no Brasil. Através de decreto federal, em 1961, o intervalo comercial é fixado em três minutos e é proíbida a participação de menores de 18 anos em programação de debates. Em 1962, Jânio Quadros obriga, por decreto, a dublagem de todos os filmes transmitidos pela TV. Também por decreto, era obrigatória a transmissão diária de 25 minutos de filmes brasileiros.

15 - Um indício de que a internet pode estar tomando parte do público das novelas (e se você está lendo esse post após as 18h, você está contribuindo pra isso) é a redução no número de televisores ligados, tendência que o Ibope tem detectado de forma cada vez mais clara. No Rio de Janeiro, por exemplo, quase 20% dos aparelhos de televisão foram desligados entre 2005 e 2008. A média diária de televisores ligados caiu de 44% para 36%. Entre 1982 e 1991, cerca 65% de domicílios mantinham os aparelhos de TV ligados, segundo estudo
do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
(Cebrap).

Nenhum comentário:

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.