Conheça os principais tipos de antenas [Vídeo]


Você adquiriu a sua TV nova, ajeitou todo o espaço da sala ou do quarto para acomodá-la, mas a imagem exibida não é aquela qualidade que você esperava. Na hora da escolha da antena - interna, externa, digital ou parabólica - surge a dúvida de qual lhe trará a melhor imagem. Mas você sabe a diferença entre elas? Destacamos aqui as principais características de cada uma.

Antes de escolher a melhor antena para a sua casa, você deve ficar atento ao tipo de sinal a ser capturado, bem como àquela que atenda às necessidades do dia a dia do seu lar e nessa matéria o infoTV.RJ vai te ajudar nessa a escolher a melhor antena pra você.

Antena interna

Esse tipo de antena é menor e não ocupa muito espaço na sua casa. Elas possuem vantagens, como maior facilidade de instalação e, como são mais compactas, podem ser instaladas em qualquer ambiente. Além disso, elas oferecem uma sintonia e qualidade de imagem melhores. Capturam sinais UHF, VHF e FM. Contudo, elas são mais vulneráveis a interferências.   

Antena externa





Essa antena, como o próprio nome diz, é instalada na parte externa da sua casa. Por isso, ela exige um pouco mais de trabalho no momento da instalação, já que é afixada e precisa de passagem de cabos. Sua maior vantagem é o fato de não sofrer muitas interferências, bem como ser ideal para quem mora longe das redes de transmissão, como bairros e áreas distantes. Além disso, seu sinal pode ser dividido para vários pontos da casa. Existem modelos que recebem sinais UHF, VHF, ou até digital e transmissão HDTV.

Antena digital

Com os avanços da tecnologia, a transmissão de sinais digitais vem crescendo cada dia mais. Contudo, as antenas convencionais de TV ? utilizadas no tipo de transmissão analógico ? não conseguem capturar os sinais digitais. Neste caso há a necessidade, para receber e exibir esse tipo de conteúdo, das antenas digitais. 
Elas são instaladas em determinada direção, apontadas ao satélite, sem obstáculos que impeçam a recepção de sinais.

Antena parabólica 

A antena parabólica atua na transmissão e recepção de dados, de forma que, mesmo em lugares mais distantes, o sinal seja recebido em tempo real. E isso ocorre via satélite. Além disso, juntamente com a antena, atua um aparelho receptor que realiza a codificação de sinais e controla as faixas de frequência  que serão utilizadas.
Normalmente, as imagens captadas e retransmitidas via esse tipo de antena possuem melhor qualidade do que aquelas enviadas via antenas comuns.   


É importante que, na hora de escolher a sua antena, você fique atento às necessidades do dia a dia da sua casa, bem como ao tipo de sinal que ela receberá.

3 comentários:

  1. O maior mito que existem é essa história de "antena digital", não existe antena digital e sim antena capaz de receber o sinal UHF, ou seja uma antena convencional UHF é capaz de receber o sinal HDTV normalmente sem precisar pagar mais caro por isso, mtus vendedores se aproveitam da falta de informação da população para vender uma antena mais cara que se diz "digital" que na verdade não passa de uma antena comum UHF com algum ganho, filtro ou amplificador, não se enganem, o sinal digital é UHF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mais pura verdade, tenho um amigo que apenas com um clipe de papel enfiado na entrada da TV pega os canais digitais normalmente.

      Excluir
  2. Não existe antena específica para sinal digital. Isso é pura lorota. Qualquer antena interna/externa que pegue a faixa UHF vai capturar o sinal digital se tiver sinal na região. Talvez até uma antena só VHF capte se o sinal for forte.

    ResponderExcluir

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.