Retrospectiva infoTV.RJ 2015


Mais um ano chega ao fim e como tradição nós trazemos nossa retrospectiva com os principais ocorridos na TV e Rádio Fluminense durante o ano de 2015.

O ano de 2015 trouxe bastantes expectativas consigo afinal é o ano antecessor ao que a TV Analógica será desligada no RJ, muitas dessas expectativas se cumpriram porém algumas foram frustradas, então vamos começar.

Janeiro

O primeiro mês do ano não trouxe muitas novidades, porém trouxe alguns fatos bem interessantes. 

12 de Janeiro - NGT Rio finalmente em HD  "A NGT Rio finalmente colocou seu sinal em alta definição no ar após quase dois  anos fazendo promessas deste sinal, essa melhoria fez também com que a emissora perdesse o titulo de "embaçada" dado pelos telespectadores cariocas devido a péssima qualidade da imagem."

13 de Janeiro - Boas Novas no ar pelo canal 55 UHF de Petrópolis "O canal 55 UHF já pertencente a Rede Brasil até meados do ano passado e que até recentemente  pertencia a Rede Petrópolis que o adquiriu da Rede Brasil já esta nas mãos de outra emissora.

28 de Janeiro - Feliz FM ocupará antiga frequência da Rádio Globo "A sua antiga frequência da Rádio Globo (89.5) ficou vaga e houve muita especulação a respeito do futuro dela mas finalmente foi decidido o seu futuro, a nova emissora será a Feliz FM uma rádio do segmento gospel que pode aumentar ainda mais a competição das emissoras do gênero aqui no Rio De Janeiro, a emissora já tem um ponto a seu favor, o sinal pois os 89.5 é uma das frequências mais fortes do rádio carioca."

Fevereiro

O mês de Fevereiro foi o dos meses com menos publicações, mas foi o primeiro
 a trazer novidades na TV Digital.

22 de Fevereiro - SBT e Band HD chegam a Três rios. "Duas novidades acabam de chegar a Três Rios, que se situa no Centro-Sul fluminense, as novas emissoras digitais são o SBT e a Band HD que podem ser sintonizados respectivamente em 23 UHF (50.1) e 33 UHF  (30.1)."

Março

Março trouxe não só novidades na TV Digital como na programação da 
TV Carioca.

02 de Março - SBT Esporte Rio ganha novo cenário e começa a ganhar destaque na grade local. "O SBT Rio estreou o novo cenário do seu programa de esportes local o SBT Esporte Rio, que foi descrito como estreia sendo que o programa já existia mais era tido como quadro do principal jornal local da emissora o SBT Rio."

02 de Março -Band HD chega a Valença.  O mês março já começou com novidades para os moradores de Valença que se situa no sul do estado do Rio De Janeiro [...] O sinal da Band está disponível através do canal 33 UHF físico e 7.1 Virtual.

10 de Março - TV Rio Sul ganha nova torre em vassouras. "A TV Rio Sul afiliada a Rede Globo acaba de fazer um grande investimento em seu sinal na região de vassouras que é uma nova torre de transmissão, o equipamento de transmissão foi transferido de uma torre para outra."

18 de Março - SBT HD em Friburgo. "Entrou no ar após muita demora o sinal digital em alta definição do SBT Interior RJ para a alegria de muitos Friburguenses [...] sintonize sua tv no canal 24 UHF digital. (3.1) virtual."

25 de Março - SBT HD chega a Resende. "Continuando a investir em seu sinal digital, o SBT interior agora chega a terceira cidade em menos de m mês, Resende com  sinal digital e em HD para que a população assista a programação em alta definição de som e imagem, o sinal esta disponível pelo canal 23 UHF (5.1 virtual)."

Abril

Em Abril tivemos novidades na TV Digital e algumas mudanças
 na TV e Rádio da capital.

01 de Abril - SBT HD em Itaperuna. "O SBT continua investindo em seu sinal digital pelo estado, e acaba de lançar seu sinal em alta definição para a cidade de Itaperuna e região; é só sintonizar o canal 22 UHF digital 7.1 virtual."

04 de Abril - Familia FM sai do ar e dá lugar á Comunicadora FM. "...desta vez uma mudança ocorreu na frequência 104.5, deixando de transmitir a programação da Família FM para transmitir a programação da comunicadora FM desde 1° de abril."

09 de Abril - Band em HD em Itaguaí; Brasil Urgente Rio é cancelado. "A Band Rio nos últimos dias nos trouxe novidades a noticia vem de sua emissora Band RJ interior que nos últimos dias instalou seu sinal em alta definição na cidade de Itaguaí, através dos canais 30.1 virtual e #31 físico. Uma noticia ruim vem da emissora local a Band Rio que por sua vez devido a crise que a emissora enfrenta cancelou a versão local do  Brasil Urgente, mas não foi apenas a versão fluminense que foi cancelada a versão de Brasilia também tiveram seu fim. As versões do jornalístico em Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte também estão ameaçados."

14 de Abril - Globo começa a utilizar Áudio Descrição e faz mudanças em seu logo. "Na noite desta segunda feira dia 13 de abril a Rede Globo começou a disponibilizar uma nova tecnologia de auxílio aos deficientes visuais chamado Áudio Descrição. A Áudio Descrição como o nome bem diz, descreve toda a atividade da cena em palavras facilitando o entendimento para os portadores de tal deficiência."

Maio

O mês de Maio trouxe duas ótimas novidades pra TV Fluminense.

10 de Maio - Rádio MEC mudará de frequência em Maio. "Assim como a Rádio Globo que mudou de frequência recentemente mais  uma emissora acaba de fazer essa mudança, desta vez a emissora em questão é a Rádio MEC que pertence a EBC que também é dona da TV Brasil. [...] conforme informado previamente pela emissora, com essa mudança a emissora passará dos já conhecidos 98,9 para operar na frequência 99,3."

18 de Maio - Record HD entra no ar em Macaé RJ. "A Record Campos HD entrou no ar em Macaé RJ na baixada litorânea, com excelente sinal, a emissora vem crescendo muito no sistema digital e agora Macaé RJ já conta com o sinal cristalino em alta definição da Record."

25 de Maio - TV Escola entrará no ar pela multiprogramação da TV Brasil."A TV Escola confirmou a suposta chegada do sinal da emissora e também informou que será pelo sinal digital, através da multiprogramação da TV Brasil.

Junho

Em Junho Record e SBT expandiram seu sinal pelo estado do RJ, 
e tivemos novidades no Sumaré

08 de Junho - Record HD Chega em Barra Mansa. "No último sábado, dia 6 de junho a Record iniciou os testes do seu sinal em Barra Mansa na região sul do estado do RJ [...]  O sinal está disponível pelo Canal físico 38 e 13.1 virtual."

10 de Junho - Duas novidades no ar em Valença, Record e SBT no ar. "Durante esta semana, o município de Valença localizado no sul do estado do RJ ganhou duas novidades em seu sinal digital são os sinais da Record e do SBT em alta definição. As duas emissoras estão respectivamente nos canais #39 físico 13.1 virtual e #23 físico e 31.1 virtual."

SBT e Record trazem novidades para os moradores de Angra Dos Reis, Petrópolis e Vassouras. "A Record instalou seu sinal nas três cidades veja abaixo a lista Angra Dos Reis (38 UHF 13.1 virtual), Petrópolis (25 UHF 13.1 virtual) e Vassouras (38 UHF 13.1 virtual). O SBT também ativou seu sinal digital para os moradores de Angra e região,através do  canal 19 UHF  5.1 virtual."

Record HD em Nova Friburgo "A Record Rio instalou o sinal digital HD de sua retransmissora na cidade de Nova Friburgo através do canal 39 UHF digital (13.1 virtual )."

20 de Junho - Após 5 anos RedeTV! desativa sinal 3D. "O que parecia ser o investimento, o futuro da TV, a revolução da TV e outros adjetivos usados por Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo JR teve um fim bem diferente do esperado, a TV 3D simplesmente não caiu no gosto brasileiro."

Record Rio dá mais 45 minutos ao "Cidade Alerta" RJ.  "Através de uma postagem em sua página do Facebook a emissora carioca informou a novidade, o telejornal que a três meses é apresentado por Wagner Montes, tem alcançados altos índices de audiência. [...] ...devido a isso a emissora acrescentou mais 45 minutos a atração a partir de agira a atração começa ás 19h.
 
30 de Junho - RIT Digital chega ao Sumaré. "Durante o mês de abril desse ano a RIT veio divulgando informações, e anunciavam a chegada do sinal digital emissora ao Morro Do Sumaré, o prazo era para o fim de julho, mas mostrando mais uma vez que as emissoras pequenas tem mais compromisso, desde ontem 29/06/2015 está no ar o sinal digital da emissora."

Julho

Julho foi o mês menos movimentado do ano, porém trouxe uma ótima noticia.


19 de Julho -TV Passaponte é oficialmente a nova afiliada da TV Cultura. "Desde junho começaram a circular noticias da volta da TV Cultura a tela da Passaponte, que já esteve por lá durante os anos de 2006 e 2007, e  neste domingo foi realizado um dos "sonhos" dos telespectadores cariocas, está sendo retransmitido pelo canal 32UHF (Sumaré) o sinal da TV Cultura."

Agosto

Agosto trouxe muitas novidades principalmente na capital fluminense

08 de Agosto - Canção Nova HD chega ao Rio De Janeiro. "Esperamos meses, tivemos promessas e nada do sinal do sinal da emissora mas ontem (7 de agosto), finalmente entrou no ar o sinal da Canção Nova canal 44 físico e 44.1 virtual, transmitido através do principal parque transmissor da cidade, o Morro do Sumaré."

14 de Agosto - Canção Nova HD chega a Mangaratiba. "Alguns dias após instalar seu sinal sinal na capital fluminense, a emissora católica continua a expandir seu sinal, a emissora acaba de instalar seu sinal em Mangaratiba na região metropolitana do Rio, através do canal 44 Físico e 44.1 virtual."

21 de Agosto - Finalmente: RedeTV! HD em testes pelo Mendanha. "Demorou mas chegou, após mais de dois anos sem nenhuma novidade no parque transmissor responsável por cobrir os telespectadores da zona oeste, e muitas promessas por parte da emissora, nesta quinta feira (20/08) entrou no ar em fases de testes o sinal digital da RedeTV! HD pelo canal 21 físico e 6.1 virtual."

22 de Agosto - Saiba tudo sobre o incêndio nas torres de TV do Mendanha. "Telespectadores de diversas regiões do Rio De Janeiro principalmente a zona oeste foram surpreendidos por não conseguirem captar as principais canais da TV Aberta, durante este sábado 22/08, devido a um incêndio nas torres do Mendanha responsável pela região."

25 de Agosto - Fim da Kiss FM Rio. "A Kiss FM do Rio de Janeiro acabou. Definitivamente. Sem jamais ter entrado no ar na capital com sinal constante. A rádio foi arrendada pela Igreja Plenitude. Mesmo com sinal ainda restrito a São Gonçalo."

Setembro

Setembro foi o mês de expansão do  SBT HD.

28 de Setembro - SBT Interior Rio em Piraí. "A cerca de 1 mês, os moradores da pequena cidade de Piraí, no Sul do Estado, conhecida como a Terra do Governador do Estado Luiz Fernando Pezão, ganhou um presente. O SBT Interior Rio, correu e abriu vantagem e inaugurou o primeiro canal em Alta Definição na cidade. Moradores e turistas podem assistir a emissora do Silvio Santos pelo canal 23 UHF e 11.1 Virtual."

SBT Interior Rio HD em Engenheiro Paulo de Frontin. "A emissora do Carioca que virou Paulista, chegou a mais uma cidade do Sul do Estado do Rio, Engenheiro Paulo de Frontin. A primeira cidade do Sul do Estado, Engenheiro Paulo de Frontin, ganhou a 1 mês um transmissor do SBT Interior Rio, e esta emissora correu, correu, e chegou em 1º lugar na abertura na grade de canais em HD. Podendo ser sintonizado pelo canal 23 UHF e 5.1 Virtual. 

Outubro

Em Outubro a TV Digital chegou a mais uma cidade Fluminense.
04 de Outubro - RIT passa a transmitir em HD no RJ. "A RIT (Rede Internacional de Televisão) que entrou no ar aqui no RJ no fim de junho  mudou o formato da sua transmissão na capital carioca deixando de ser transmitida em SD (480i) e passando a transmitir em HD (1080i). Apesar da mudança ainda nenhum conteúdo da programação da emissora é transmitido em 16:9, toda a programação continua sendo totalmente em 4:3 o formato da transmissão analógica..."

23 de Outubro - TV Digital chega a Sapucaia (Sul do estado do RJ). "E na "Corrida Maluca" da digitalização a TV Rio Sul (afiliada Rede Globo) assume a liderança e é a primeira a entrar em Alta Definição no Município de Sapucaia e no Distrito de Anta. Em Sapucaia a emissora entra pelo canal 29 UHF e 5.1 VIRTUAL e no Distrito de Anta, entra pelo canal 31 UHF e 11.1 no VIRTUAL.

Novembro

Interior e sul do estado ganham destaque.

04 de Novembro - TV Rio Sul HD chega a Piraí e ao distrito de Santanesia. "A TV Rio Sul é a segunda chegar a Piraí, ficando atrás do SBT na cidade. A pequena cidade de Piraí, a terra do Governador do Estado do Rio, e ao Distrito de Santanésia. Na cidade de Piraí, o sinal vai alcançar o Centro da cidade e bairro a próximos que poderá ser sintonizado pelo canal 30 UHF e 04.1 virtual."
 05 de Novembro - SBT Interior Rio, altera seu canal virtual. "O SBT Interior Rio em Barra do Piraí alterou hoje (07/11/2015) seu canal virtual  (aquele que aparece na TV), passando do 45.1 para o 07.1 o mesmo canal Analógico. Quando o SBT chegou ao Sul do Estado ele saiu instalando seus canais em qualquer número, e agora está alterando."

24 de Novembro - TV Rio Sul HD chega a Vargem Alegre e Dorândia."E mais uma vez a Rio Sul sai na frente na "Corrida maluca da Digitalização" e ela agora começar a inauguração em Distritos. [...] Em Vargem Alegre pode ser sintonizado no canal 30 UHF e 03.1 Virtual e em Dorândia pode ser sintonizado pelo canal 31 UHF e 05.1 Virtual."


Dezembro

Mesmo com o ano se findando Dezembro ainda trouxe novidades.

02 de Dezembro - SBT Interior Rio continua alterando seu canal virtual. "Quando foi inaugurado seu canal virtual em Volta Redonda em 06 de Outubro de 2014, foi colocado no canal 12.1 que é no analógico, mais por qual motivo não seu foi alterado para o canal 07.1 que é o de Barra do Piraí, mais essa semana foi alterado para o 12.1 novamente."

05 de Dezembro - Globo Rio começa a indicar sinal analógico com simbolo "A". "Na última semana a Globo Rio começou a campanha do fim da TV Analógica inserindo o símbolo "A" em seu sinal analógico isso ajudará o telespectador a diferenciar o sinal analógico e o digital e se preparar para o fim da TV Analógica."

11 de Dezembro -RBI digital em testes na capital Carioca. "Esperamos durante anos pela chegada da MixTV digital, os tempos na emissora mudaram se tornando um canal exclusivo para a TV Paga em seu lugar entrou a RBI que atualmente retransmite o sinal da TV UNIP e transmite programações independente. [...] ...que é transmitido através do canal 10 físico e 16.1 virtual."

21 de Dezembro - TV Rio Sul HD chega amanhã à Pinheiral, Andrade Pinto e Massambará. "Hô, Hô, Hô, a TV RIO SUL HD chegou" Como presente de Natal, os moradores da pequena cidade de Pinheiral, e os distritos de Vassouras (Andrade Pinto e Massambará) irão passar a sintonizar o novo canal à partir de amanhã dia (22/12/2015) [...] Em Pinheiral (MUNICÍPIO) os moradores poderão assistir pelo canal 30 UHF e 09.1 Virtual, já em Andrade Pinto pelo canal 29 UHF e 07.1 Virtual e Massambará 29 UHF e 09.1 Virtual ambos DISTRITOS DE VASSOURAS. 

2015 foi um ótimo ano e nós da equipe do infoTV.RJ só temos a agradecer você nosso leitor que sempre está conosco, a você nosso muito obrigado. 




Nenhum comentário:

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.