Especial: O Sul do RJ já está pronto para o desligamento analógico?


 Dia 02/12/2007 o ex presidente da República Federativa do Brasil, o Sr. Luís Inácio Lula da Silva, inaugurava a TV Digital no Brasil, na cidade de São Paulo, e assim se iniciava a corrida digitalização no país agora estamos em 2016 e finalmente alcançamos o tão esperado Desligamento em Rio Verde, mas e se o sul do estado tivesse sido escolhido para dar o pontapé inicial, estaria tudo pronto?

A Região do Médio Paraíba que compõe a Região Sul do Estado e Região Centro Sul Fluminense que tem como municípios Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Parati, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

A Região possui como canais de TV as emissoras.: TV Rio Sul  (Afiliada Rede Globo), SBT Interior Rio, Band Rio Interior, Rede Vida (Alguns municípios) , Rede TV(Apenas em algumas cidade), Rede Record, RIT(Apenas Barra Mansa e Volta Redonda), TV Gazeta de São Paulo (Apenas Barra do Piraí), TV Canção Nova (Alguns municípios), TV Cultura de São Paulo (Apenas Resende, Barra Mansa e Volta Redonda), TV Brasil (Alguns municípios), Rede Século 21 (Somente em Três Rios) e a CNT RJ (Apenas Barra Mansa e Volta Redonda).

Então vamos monta uma espécie de "linha do tempo" da digitalização nesta região do estado fluminense para entendermos como iniciou a digitalização nesta região fluminense.


  • Em 2011 - A TV Rio Sul, foi a pioneira e começou a digitalização em Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, e assim ainda continua na digitalização dos seus 24 municípios e 33 distritos que estão na lista da Emissora.

  • O SBT Rio Interior, foi a segunda na digitalização e na abrangência da Região Sul do Estado, falta pouquíssimos municípios, sendo os mais populosos, já está digitalizado.

  • A BAND Rio Interior - foi a terceira, sendo que ela parou, e a última cidade foi Barra do Piraí - RJ e ainda falta muitos municípios para ser digitalizados e ainda tem rumores que ela está em crise!

  • A TV Canção Nova - a Igreja Católica está na corrida também, sendo que essa emissora é mantida apenas com as contribuições dos fiéis, pois não possui comercial em sua programação. Mais esta atrasada, a primeira cidade foi Barra do Piraí e a ultima foi Barra Mansa e só possui em Resende, e alcança Volta Redonda.

  • A RedeTV!  - é a mais atrasada e em poucos municípios que possui, ela não digitalizou nenhum.

  • A Record Rio- essa também está atrasada e só possui seu sinal em Resende, Barra Mansa, Valença, Volta Redonda e Angra dos Reis e sem datas para demais cidades.

  • A Rede Vida é a única emissora que já digitalizou todos os municípios que ela funciona, que são quase 10 cidades.

*As demais ainda não possuem nem a autorização quando menos o sinal digital.

Alguns municípios como Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Três Rios já estão completamente digitalizados, tirando claro alguns canais que são incertezas, como a TV Cultura, a CNT, RIT e a Rede Século 21.

Aqui no Sul do Estado do Rio de Janeiro, que possui 24 municípios, serão desligado em Novembro de 2018, então todos os municípios que já possui pelo menos 1 canal digital, está com uma taxa de 95% de residências digitalizadas.

Ainda tem cidades, como Mendes, Paracambi, Porto Real, ... que ainda não possui nenhum canal. O SBT promete até o final desse semestre digitalizar todos os municípios da Região.

Então você acha que a região sul este mais apta ao desligamento analógico? então expresse sua opnião abaixo.


Escrito por Patrick Sousa para o infoTV.RJ.

7 comentários:

  1. Aqui em Paracambi estamos sem sinal analógico já faz uns cinco meses. Se você não possui TV acabo, parabólica ou até mesmo a famosa 'gato net', você ficar sem TV. Já até perdi a esperança no sinal digital.

    ResponderExcluir
  2. Nossa....recebi relatos de pessoas que moram em Paracambi que não possuem sinal aberto.
    Se não tiver tv a cabo,ou satélite,não tem sinal de tv.

    ResponderExcluir
  3. Porque eu assisto TV Digital em Paracambi no meu celular aguardando o trem ou o ônibus que vem para Barra do Piraí?
    Além do sinal analógico da TV Rio Sul pelo canal 21, tem os outros canais que eu já vi há uns 15 dias (15/05/2016) e ainda recebe o sinal que vem da cidade vizinha o canal 05.1 SBT Rio Interior e agora o 04.1 da TV Rio Sul de Engenheiro Paulo de Frontin e dependo do local pega o 04.1 da Rede Globo do Rio de Janero.

    ResponderExcluir
  4. ESSE PAIZ ainda continua muito ATRASADO, moro em MIGUEL PEREIRA a minha RUA não tem ASFALTO assim como muitas outras e na "PREFEITURA" constam nos seus "REGISTROS" como ASFALTADA e ainda falta o SANEAMENTO BÁSICO, qualquer CHUVA ou VENTO não FORTES já começa faltar LUZ, ÁGUA, TELEFONE... sem falar nas "ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS" das PREFEITURAS dos Municípios que o ATENDIMENTO à SAÚDE sempre foi muito PRECÁRIO e também a pouca disponibilidade de "MAIS MÉDICOS" ..... ~só nos resta uma DENÚNCIA ao MINISTÉRIO PÚBLICO mais para isso seria necessário que os seus HABITANTES DESCRUZAREM OS BRAÇOS e fazerem uma MOBILIZAÇÃO GERAL mostrando as "AUTORIDADES" as nossas INDIGNAÇÕES.

    ResponderExcluir
  5. Pelo Jeito Paraíba do Sul não receberá nenhum Sinal Digital

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o colega Luis Carlos. Moro em Miguel Pereira no Rj no bairro Club.Velho e minha rua tmb não tem asfalto,só uma linha de ônibus com 4 horários por dia e quando chove ficamos à pé, Sinal do telefone fixo, internet e cel péssimos, nem a internet local da cidade chega com os cabos até meu bairro . Estamos completamente abandonados pela prefeitura.Quando será que nossos governantes vão fazer chegar o progresso ao nosso bairro, pois a única coisa que chega é IPTU muito caro para pouco retorno. Srs.Veriadores e prefeiro,estamos indignados, olhem por nós!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amigo Léo, concordo com tudo que vc disse, pois eu também moro no bairro Club Velho em Miguel Pereira,Rj e estamos completamente abandonados pelos governantes do município. Tenho vergonha quando recebo visitas em minha casa e começa a chover, é desastroso, as pessoas arrumam as bagagens e saem correndo com receio de atolarem seus carros e não conseguirem chegar até e BR. Isso para não reclamar das entregas que ninguém quer fazer aqui nesse bairro quando chove.Sr. Prefeito quando será que vai usar a grana dos impostos que pagamos para fazer algo por nosso bairro?

    ResponderExcluir

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.