Conheça as diferenças da recepção 1-seg e HD


O motivo deste post é para divulgar algumas informações a respeito da TV digital aberta e gratuita.
Percebo que pouco se fala a respeito de TV digital aberta, sobre esta ou aquela tecnologia, e vejo esta questão de muita relevância até mesmo para se escolher o equipamento correto e não ter dor de cabeça.


 1- Diferença entre 1-seg e HD:

 Nosso sistema de transmissão digital é baseado no sistema digital japonês,com algumas modificações,e basicamente funciona da seguinte forma: recepção fixa e móvel. É um sistema que,além de possuir bastante qualidade de recepção,é versátil no sentido de permitir assistir TV em qualquer lugar,desde que esteja dentro da área de cobertura das emissoras. A tecnologia 1-seg foi concebida para recepção em dispositivos móveis,e possui resolução de imagem de 320 x 240. Por ser uma tecnologia que transmite imagens e som em baixa definição,própria para telas pequenas, não necessita de muita informação para se ter as imagens. Mesmo em condições de baixo sinal,é possível assistir TV. Próprio para captação de sinais em movimento,na rua,em um carro ou em situações de sinal fraco. Já a tecnologia HD permite a visualização de imagens em resolução de 1280 x 720 para cima, própria para dispositivos de telas maiores,com uma qualidade de imagem incrível. Como necessita de mais informações presentes na transmissão para compor as imagens,é necessário um nível de sinal de razoável a excelente.

2- Como captar o sinal digital:


 Para a recepção do sinal digital,primeiramente é necessário que a TV tenha um receptor digital embutido,ou seja conectada a um receptor digital padrão ISDB-T. Além do receptor,é necessário uma antena UHF de boa qualidade,o ideal é antena externa para locais onde a recepção é considerada ruim,pois estas antenas aproveitam o máximo do sinal que está presente no ar. E quando necessário,utilizar os famosos "boosters" que nada mais são do que amplificadores de sinal,amplificam o sinal que chega até a antena. Há diversos modelos presentes no mercado,e os melhores são os que tratam especificamente da faixa UHF,que é a frequência utilizada para a transmissão digital aberta ISDB-T.

3- Padrão ISDB-T:


É o padrão de tv digital terrestre aberta adotado pelo Brasil. Considerado o mais avançado do mundo,e de melhor qualidade. Permite em um único canal,transmitir vários sub canais,podendo ser 1-seg ou canais de audio,todos digitais.

4- Como escolher equipamentos de boa qualidade:

Primeiramente,basta consultar o site: www.dtv.org.br e verificar quais as marcas recebem o selo DTV. O selo DTV é garantia de excelente qualidade e assistência técnica no Brasil,evitando assim,dores de cabeça futuras.

Com relação a antena,preferencialmente escolha uma antena externa UHF de boa qualidade,adquira em lojas especializadas do ramo,e cabos coaxiais RG 6 com 90% de malha. Isso garante que o sinal captado pela antena chegue até o receptor com a máxima qualidade possível.

Nenhum comentário:

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.