Retrospectiva infoTV.RJ 2016



Pode não parecer, mas mais um ano chega ao seu fim, e como sempre chega a hora de se despedir e não há maneira melhor de fazer essa despedida do que relembrando tudo o que aconteceu. em mais delongas vamos começar a Retrospectiva infoTV.RJ 2016.


Apesar se ser o ano antecedente do desligamento analógico no Rio de Janeiro, 2016 não trouxe muitas novidades se comparado á 2015. Devido a isso faremos uma Retrospectiva diferente em formato de Top 12.

1°- Multi programação da TV Brasil




No dia 21 de Janeiro, entrou no ar a multi programação da TV Brasil como divulgado com exclusividade pelo infoTV.RJ, a multi programação apresenta os seguintes canais: NBR, TV Escola e Canal Saúde.

A NBR e a TV Escola são administrados pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), e tem conteúdo segmentado tendo a NBR se foco em noticias sobre o Governo Federal a TV Escola trás conteúdos educativos e que remetem a cultura Brasileira, o Canal Saúde é uma iniciativa da Fiocruz.

2°- interTV 100% HD




Em 14 de Março foi lançado na rede interTV a programação em alta definição, acabando com as barras laterais pretas e com muito mais qualidade de som e imagem.

Além disso foi criada uma nova logomarca mais atual e moderna, foram adquiridos novos veículos de externa e todos os estúdios passaram por reformas tornando se mais modernos.

3°- Rádio Cidade deixa o dial do Rio de Janeiro




Em março de 2014 após 8 anos em clima de nostalgia, a Rádio Cidade voltou ao ar para seus ouvintes sedentos de Rock na capital fluminense e em 1 de Agosto a emissora se despediu novamente do dial carioca.

A substituta da Rádio Cidade foi a Rádio Mania. A Rádio Mania é uma rede popular que mantém estações operando no interior fluminense e também nos estados de Goiás e Minas Gerais, veiculou via internet uma campanha sobre uma possível operação da rádio no Rio de Janeiro em dezembro do ano passado.

4°- Record News HD no ar no Rio de Janeiro




Em 23 de Setembro mais uma emissora entra no ar na Cidade do Rio de Janeiro, a Record News instalou seu transmissor no Morro do Sumaré, transmitindo pelo canal 53 UHF e 42.1 no virtual. Logo depois foi alterado para 52.1

Além de ter seu sinal instalado no Morro do Sumaré a emissora confirmou a instalação do seu sinal também na Serra do Mendanha beneficiando os moradores da zona oeste da cidade do Rio, a previsão é para inicio de 2017.

5°- Primeira migração AM-FM no RJ





Em 30 de Setembro entrou no ar mais emissora migrante está no ar em FM. Trata-se da Vibe 89 FM 89.3 de Volta de Redonda, que é fruto da migração AM-FM da Rádio do Comércio AM 1450 de Volta Redonda, concessão que é originária de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro.

A emissora ficou um período transmitindo em caráter experimental, já está no ar uma nova em emissora de rádio instalada em Volta Redonda. A nova emissora tem um perfil mais jovem, focando também o jornalismo em sua grade de programação.

6°- Futura deixa TV Aberta e se torna canal pago




No dia 7 de Outubro trouxemos más noticias, alguns sites diziam que o canal tinha sido devolvido para o ministério da comunicação e essa triste notícia se confirmou.

Pois bem, em sua rede social a emissora divulgou que o canal do Rio de Janeiro tinha sofrido mudanças, informou também que estava migrando para TV Paga.

7°- RCI inaugura o seu sinal digital no Rio de Janeiro





No dia 17 de Outubro após a estreia da Record News, a cidade do Rio de Janeiro celebra a chegada de mais uma emissora a Rede RCI que retransmite a programação da Rede século 21 instalou seu sinal no Sumaré através do canal 14UHF físico e 14.1 virtual.

A RCI chegou no RJ em outubro de 2014 ainda com o nome de TVCi, em pouco tempo ganhou a atenção dos Cariocas mas pouco tempo depois se uniu a RCI e passando a exibir programação religiosa.

8°- Record News e Cancão Nova HD em Macaé




No dia 23 de Outubro a Record News HD entrou no canal digital em Macaé na baixada litorânea pelo canal 42.1 virtual e 28 físico. O sinal analógico do canal estava fora do ar desde 2015. Quando se esperava um conserto no analógico, a emissora lançou seu sinal digital, embora seu canal digital já estivesse outorgado desde 2012.

Já no dia 30 de Outubro a Canção Nova HD entrou no ar pelo canal 59.1 virtual e 59 físico, com o sinal da Canção Nova a cidade de Macaé passou a contar com o sinal de oito emissoras transmitindo seu sinal digital na região.

9°- SBT HD chega ao Morro da Penna




Desde o dia 08 de Novembro, os telespectadores dependentes dos transmissores instalados no Morro da Penna finalmente passam a receber o sinal digital do SBT, o canal ainda em testes pode ser sintonizado pelo canal 24 físico e 11.1 virtual.

A chegada do canal ao parque transmissor encerra uma saga de promessas não cumpridas pela emissora deixando os moradores da região com sentimento de exclusão, já que a emissora evitava tocar no assunto.

10°- Rede Boas Novas HD chega ao Rio De Janeiro




Entrou no ar na noite do dia 15 de Dezembro no Rio De Janeiro o sinal digital em HD da Rede Boas novas através do canal 5.1 virtual e 42 físico. Até o momento o sinal só está disponível na região do Sumaré, mas a emissora também tem autorização para operar no Mendanha.

A sua entrada foi meio especulado nas Redes Sociais e também no nosso grupo do WhatsApp, até duvidavam da sua entrada mas ela veio. A Rede Boas Novas e um canal Religioso do gênero protestante pertencente ao pastor Samuel Câmara, que em 1993 (na época líder da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas), comprou a Rede Brasil Norte do Grupo Simões, para transformar em Boas Novas em Manaus.

11°- Rede Brasil HD chega ao Rio de Janeiro




No dia 22 de Dezembro entrou no ar no Rio de Janeiro o sinal digital da Rede Brasil (RBTV), o sinal está disponível através do canal 51.1 virtual e 51 Físico, a chegada do sinal pegou os telespectadores cariocas de surpresa. o sinal da emissora já esteve presente no RJ pelo canal 55 UHF de Petrópolis.

Na programação da Rede Brasil de Televisão existe uma grande variedade de atrações e apresentadores consagrados na TV Brasileira como.: Ney Gonçalves Dias do jornalismo, que já apresentou o Fantástico (Globo), SBT Repórter (SBT) e Cidade Alerta (Record).

12°- Kiss FM retoma sinal no RJ





Na manhã do dia 23 de Dezembro a Kiss FM retomou o seu sinal no Rio de Janeiro. Com ótima qualidade, a rádio está sendo sintonizada em toda a cidade transmitindo também a mensagem “Kiss FM Rio, não deixe o rock sair de você” no RDS.

A última investida da Kiss FM no Rio de Janeiro foi em novembro de 2014. No começo daquele ano a emissora chegou a figurar na pesquisa de audiência do Kantar Ibope Media. Em setembro a rádio teve sua potência reduzida, sendo captada apenas na região de origem da concessão – São Gonçalo – e logo depois deixou o ar.
Bom esse foi um ano mediano para a TV e para o rádio no RJ, mas ano que vem tem muito mais. Obrigado por ficar conosco esse ano e um Feliz 2017 de toda equipe do infoTV.RJ.

Nenhum comentário:

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.