Cultura HD (TV Universo) entra no ar no Rio de Janeiro.

(Foto: infoTV.RJ)
Sim, você leu direito depois de um longa jornada, finalmente nós cariocas teremos o sinal aberto da TV Cultura em alta definição, através da emissora Gonçalense  Passaponte  que esta disponível pelo canal 31 físico e 32.1 virtual.

A TV Universo é uma emissora de canal aberto situada em São Gonçalo pertencente a Fundação Universo, também proprietária da Universidade Salgado de Oliveira.

Em maio de 2006 entra no ar sendo afiliada a TV Cultura e no dia 11 de junho de 2006 exibiu pela primeira sua logomarca e foi afiliada da emissora paulista até o fim da parceiria em junho de 2007 depois passou a retransmitir a programação da SESC TV, até junho de 2012.


Bancada Passaponte Notícias.
Uma nova fase para a TV Universo iniciou-se. Em Maio de. 2013 ela começou a transmitir um telejornal de segunda a sexta, chamado Passaponte Notícias. O jornal entra no ar meia noite e reprisa às 6h da manhã e 14h da tarde. Cada dia tem se tornado referencia em telejornalismo na região.

Em 2015 a emissora rompeu o contrato de longa data com a Igreja Mundial, e a partir daí deu indícios que voltaria a parceria com a TV Cultura o que aconteceu em meados de Julho do mesmo ano.



Apesar da emissora ter concessão de geradora de sinal, a TV Universo somente uma vez em toda sua história exibiu conteúdo local e ao vivo, foi no dia 29 de julho de 2011 no evento Niterói em moda, realizado no Teatro Popular do Caminho Niemeyer.


Novo logotipo da emissora.
Recentemente a emissora mudou de nome passando a se chamar TV Universo, com novo logotipo e novo slogan "A modernidade ao seu alcance." a mudança foi na melhor hora possível afinal a emissora é a principal afiliada da TV Cultura na região metropolitana do Rio de Janeiro, e Passaponte trazia um mais municipalizado para a emissora.


A emissora conta com uma unidade móvel externa, sistema de vídeo e captação de áudio de imagens simultâneas de 4 câmeras, além de 10 profissionais.

A emissora tinha como objetivo entrar de forma fixa com 2 programas ao vivo com a pretensão de aproveitar,estudantes de jornalismo da Fundição Universo porém o projeto não foi colocado em prática




12 comentários:

  1. Teremos? isso significa que ainda vai ser ligado?Por que aqui em Duque de Caxias só o sinal analógico está funcionando.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse site. Mas dessa vez a informação não veio com precisão. Q vai ser digital é fato. Mas o q queríamos era quando. E digo q alem da cultura. A unisptv e multiprogramação vem juntas. Se pesquisarem. Veram q a cultura em sp tem 3 canais. 2.1,2.2,2.3.


    ResponderExcluir
  3. Eu fui o primeiro a divulgar ;).
    E digo mais. alem da cultura. A unisptv e multiprogramação vem juntas. Se pesquisarem. Veram q a cultura em sp tem 3 canais. 2.1,2.2,2.3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TVCultura em São paulo é do governo do estado.Aqui no Rio é uma afiliada.Somente emissoras públicas podem fazer multiprogramação.

      Excluir
    2. Pode ser. Mas se existe a possibilidade da filiada ter mas esses 2 canais. Pq se a cultura q é do estado de sp e passa aqui. Vale para as outras 2 .

      Excluir
    3. Exatamente, somente emissoras do governo fazem multiprogramação.
      Isto é errado e imoral. O governo sempre passa na frente das outras empresas, enquanto isso as demais emissoras não podem fazer o mesmo. É complicado o nosso país.

      Excluir
  4. A tv Universo está pegando aqui em duque de Caxias 3º distrito.O sinal está em 70%.

    ResponderExcluir
  5. É verdade. Ontem a noite sintonizei em São João de Meriti no canal 31 o sinal digital da TV Universo/Cultura.

    ResponderExcluir
  6. Canal 32.1 - Mudou de nome,mudou do analogico para o digital mais os problemas continuam os mesmos.Trava,pixela,fora do ar,com sinal mais sem imagem.Assim não da.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, TV PIlar no ar no canal 17 (17.1) pelo Sumaré com a programação da TV Cultura (s/ a multiprogramação, é claro).

    ResponderExcluir
  8. Assisto com o maior prazer a TV UNIVERSO HD 32.1 em Botafogo, no Rio de Janeiro, mas a programação mais desejada é a de domingo à tarde. Infelizmente, não há sinal por aqui nos domingos. Acabo seguindo pela Cultura Digital, que não transmite os documentários da BBC. Ora bolas!

    ResponderExcluir

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.