Devido a baixa adesão no RJ, desligamento é adiado para Novembro.

(Arte: infoTV.RJ)
Após longos meses de divulgação e feirões para promover a TV Digital e realizar o desligamento do sinal analógico, as emissoras decidiram nesta Segunda (23) adiar (mais uma vez) o tão esperado apagão para o dia 22 de novembro, devido a baixa porcentagem de adeptos do sinal.





Segundo dados da pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 9 e 21 de outubro, baseada nos padrões do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), apenas 86% dos domicílios da região metropolitana do Rio já contam com o sinal digital. Segundo as normas do governo federal, só pode haver o desligamento quando 93%dos lares tiver o sinal digital implantado.

Mesmo com o adiamento o sinal analógico de algumas emissoras pode ser desligado no período entre 25 de Outubro e 22 de Novembro. Apesar do aval as grandes emissora permanecerão no ar até a nova data, quando será realizada uma nova pesquisa.

Nas cidades que rodeiam a capital fluminense cerca de 20% dos lares não tem  TV Digital, enquanto na capital apenas 10% não contam com o sinal. A violência , a crise e a falência do Estado são apontados como principais motivos de a TV digital estar atrasada no Rio. Há também um outro fator: o alto índice de pirataria.

O Ibope diz que 65% dos lares do Rio conta com TV Paga, já nos dados das operadoras constam apenas 41%. Isso mostra que quase a metade dos lares conta com sinal pirateado de TV Paga o famoso "Gato NET".

7 comentários:

  1. Se for assim nunca será desligado o sinal analógico.

    ResponderExcluir
  2. O que eles não sabem e que muitas pessoas estão esperando que desliguem o sinal analógico para colocar o kit conversor.

    ResponderExcluir
  3. Ao menos até ontem a noite, as emissoras ainda contavam 02 dias para o desligamento. Hoje pela manhã ainda não vi...

    ResponderExcluir
  4. galera, só mudou de q se ao invés de ser total,vai ser gradual.
    o total q passou pra dia 22 de novembro.
    mas o começo vai ser dia 25 de outubro.

    ResponderExcluir
  5. como vc mesmo escreveu no post "as emissora" ou seja a globolixo. adiou o que não deveria ser adiado. quem tem tv digital, tem quem nao tem q se vire. e desliga logo isso e para a palhaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho, tem desligar logo esse sinal analógico, assim não teremos novidades (novos canais) no sistema digital.

      Excluir

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.