Opinião: TV digital vs Analógica, foi uma boa troca?

(Foto: infoTV.RJ)
Desde a chegada da TV digital ao Brasil em 2007, o novo sistema sempre foi colocado como superior ao sistema analógico em diversos aspectos como imagem e som, e por conter recursos como guia de programação, interatividade e etc. Também era anunciado a melhor qualidade sinal... mas parece que não é bem assim.

O sinal analógico podia ser antiquado e não possuir grandes recursos, mas ele sempre cumpriu sem nenhum problema o seu papel básico, que era levar a programação das emissoras a casa dos telespectadores. Já o sinal digital não tem mostrado sua capacidade nesse quesito, afinal o sistema apresenta muitos problemas, causando falhas de sinal recorrentes.

Além disso quando o sinal não está fraco ou fora do ar, muitas emissoras não fazem uso dos recursos extras desse sistema, como o guia de programação e a interatividade. Algumas não fazem nem questão de por a hora certa no relógio que vem com o sinal. Atrapalhando o uso do  recurso de agendamento de programas.

Ao meu ver trocamos 6 por meia dúzia, saímos de um sinal com imagem ruim com sinal bom, para um com imagem boa e sinal fraco (ou melhor frágil), onde não podemos assistir um mísero programa sem travamentos e nem sabemos se o sinal da emissora vai estar no ar no dia seguinte.

A cada dia que passa, parece mais que essa mudança foi feita apenas para as empresas de telefonia usarem a faixa dos 700Mhz para o 4G, e que não teve nada haver com qualidade de imagem, bem estar do telespectador ou qualidade de sinal.

Qual sua opinião sobre esse assunto? comente abaixo!

13 comentários:

  1. Bem sem duvida alguma que digital bem melhor do que analogico de imagem e som. Mais digital te alguns defeitos que e perde de sinal de algumas de emissoras e canais. Primeiro defeito e perda de sinal da digital, que analogica mesmo ficava ruim não perdia sinal e mesmo assim agente conseguiar ver.
    Outro os canais pareticamente são mesmo que era analogica o que muda são canais de gorveno que não tinha antiga e tem na digital,e resto que tem na digital é que era na analogica que são maioria igrejas. Então transição pra ruim pra ditial foi excelente agora os defeitos tem alguns na digital e que falaram no lançamento em 2007 quase nada tem por isso que ainda tvs assinatura continuar ainda melhor do que tv Digital.

    ResponderExcluir
  2. http://www.portalbsd.com.br/terrestres_channels.php?channels=1

    segue a lista de canais abertos q sao paulo tem. pqp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La e melhor do que rj la tem destaques o Esporte interativo,canais de radios em audio e aqui rj e fracos os canais e uma merda.

      Excluir
    2. São Paulo praticamente é outro país, pobre RJ, se no RJ é essa pobreza de canais eu fico imaginando como é em relação aos outros estados da federação, bem provável que seja até pior do que o RJ.

      Excluir
  3. Pra mim continua a mesma coisa como analógico e digital.

    Disseram que o sinal digital iria poder ter mais canais, cadê esse aumento de canais? Para quem mora no Rio não tem variedade nenhuma em relação aos canais digitais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fiz comentario ai em cima os canais digitais do rj não acrecenta quase nada veio pelo meno mix tv acrecentar um pouco o resto nem fede nem cheira tem mais canais religioso crente principalmente e catolicos.

      Excluir
  4. O sinal digital tem uma boa imagem ,mais é fraco demais ,qual coisa tira do ar ,se chuver um pouca da interferência,borrões na tela,um cana gruda no outro e qdo sai dor demora pra voltar,tem que melhorar muito,o analogico não tinha tanto problemas como tem o digital.

    ResponderExcluir
  5. E niso tem razão analogico podia ver tranquilo mesmo rui não perdia sinal do que digital que falha de vezes quando tem que melhora e muitooooooooo.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Saquarema até hoje nunca vi sinal digital,no distrito de bacaxá então nem se fala!Na época que chegou o digital no Brasil em 2007 aqui tinha a Record rj no 36,intertv globo no 49,canção nova no 59 e se não me engano o 15 era a tv boas novas que meu pai conseguia captar com uma imagem ótima no bairro madressilva(longe das retransmissoras).hoje só temos o 49 analógico da intertv no ar e sabe lá! Aí no site line up tv diz que tem uns 10 canais digitais com sinal aqui,mas se você dizer isso para um técnico de tv ele vai dizer:"privilégio pra quem mora na praia de itauna" e "Vive em bacaxá,então aguenta parabólica mesmo!"

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Saquarema até hoje nunca vi sinal digital,no distrito de bacaxá então nem se fala!Na época que chegou o digital no Brasil em 2007 aqui tinha a Record rj no 36,intertv globo no 49,canção nova no 59 e se não me engano o 15 era a tv boas novas que meu pai conseguia captar com uma imagem ótima no bairro madressilva(longe das retransmissoras).hoje só temos o 49 analógico da intertv no ar e sabe lá! Aí no site line up tv diz que tem uns 10 canais digitais com sinal aqui,mas se você dizer isso para um técnico de tv ele vai dizer:"privilégio pra quem mora na praia de itauna" e "Vive em bacaxá,então aguenta parabólica mesmo!"

    ResponderExcluir
  8. Em Engenheiro Paulo de Frontin funciona muito mal o sinal da TV Rio Sul a única que dar para captar o sinal. Ah e só funciona no centro da cidade... nos demais distritos como Morro Azul do Tinguá e Sacra Família... não possui nenhum sinal de TV analógica e digital. Único sinal TV e via satélite - parabólica. E sem contar que sinal de telefonia móvel é péssimo. Então pra quem mora por essa região não mudou nada.

    ResponderExcluir
  9. Pra mim foi um erro grosseiro do governo Brasileiro foi optar por sistema de TV Digital terrestre, por uma razão bem simples, a Geografia do Brasil !, pelo fato do país ter dimensões continentais e principalmente a geografia do RJ ter cheios de morros. O CERTO SERIA TRANSMISSÃO DIGITAL POR SATÉLITE, acabaria com todos esses problemas técnicos que temos hoje por via terrestre, mas quem manda é a REDE ESGOTO (GLOBO) né , o que ela diz e pensa o governo concorda em tudo, acredito que a opção de sinal digital terrestre tenha sido escolhido por questões comerciais.

    ResponderExcluir
  10. Se nas tv's pagas já havia travamentos em sinal HD (quando simplesmente uma chuvinha de nada já era capaz de causar)com certeza enfrentaríamos esse problema de travamentos e perda de sinal.Concordo que via satélite seria bem melhor ao menos diminuiria essa perda de sinal, porém na minha humilde opinião o que falta, como disse o amigo geograficamente falando (morros, prédios, etc..) o que nos restaria seria antenas repetidoras, é a mesma situação dos smartphones, tecnologia de ponta mais precisa de sinal ou seja antenas repetidoras para cobrir a falta de sinal.
    Continuo concordando com o amigo que essa opção foi por questões comercias.

    ResponderExcluir

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.