A Costa Verde Fluminense e a maresia analógica. - Especial

Moradores da região contam com apenas 2 canais, e ambos analógicos. (Foto: Lorran Matheu/Arte: infoTV.RJ)
Durante a última semana de férias passei uns dias nas praias de Conceição de Jacareí, a região pertence ao município de Mangaratiba integrante da chamada Costa Verde fluminense. O intuito da viagem era relaxar e curtir, até o momento em que eu liguei a televisão e tive um baque, percebi que a região ainda não recebe sinal digital de nenhuma emissora e só conta com os sinais analógicos da Globo e da Record. Mesmo eu residindo na Zona Oeste carioca e estando acostumado com a pouca oferta de canais achei o fato inacreditável.





Ao absorver a gravidade da situação fui correr atrás de informações sobre o sinal televisivo na região, e para isso nada melhor do que conversar com moradores antigos. Conversei com 3 moradores anciões residentes da região, e durante as conversas falei com Carlos Mendes de 58 anos, que mora na região a cerca de duas décadas e uma de suas declarações me chamou a atenção. Ao ser questionado sobre a presença do sinal de TV digital na região ele disse o seguinte:

Eu moro aqui em Conceição desde 1998 e sempre fomos esquecidos. Televisão sempre foi algo caótico por aqui e se a gente não tiver uma [antena] parabólica ou uma SKY (TV Por assinatura via satélite) nos resta apenas dois canais com imagens péssimas para assistir. Aqui nem a internet do celular funciona.

Após o fim da viagem fui correr atrás de informações sobre a digitalização e implantação de novos canais na região, ao consultar a Anatel vi que nenhuma emissora, exceto as duas já presentes na região têm autorização para operar em Conceição. E as coisas podem demorar a mudar na região. Afinal quase nenhuma emissora demonstra interesse em cobrir o distrito, e não é por falta de interesse dos moradores nem da prefeitura.

Em março desse ano a prefeitura da região de reuniu com representantes das quatro maiores emissoras de TV aberta do país (Globo, SBT, Bandeirantes e Record) para planejar a instalação do sinal digital e os detalhes do projeto de instalação da torre de transmissão do sinal digital na cidade. O projeto será instalado no condomínio Vista Mar no primeiro distrito. Mas adivinhe... não há previsão.

A cidade terá seu desligamento analógico em novembro desse ano, e nem uma emissora apresentou nada de concreto, nem ao menos buscou apresentar um paliativo para região que possui mais de 3 mil habitantes, que para ter acesso a uma programação básica se veem refém da parabólica ou das altas mensalidades da TV paga via satélite.

Assim como os moradores da capital, da região metropolitana ou de qualquer outra parte do estado os moradores de conceição também merecem ter acesso a melhor qualidade de som e imagem gratuitamente em suas casas. Mas infelizmente esse é o retrato televisivo da Costa Verde fluminense.


Nenhum comentário:

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.