Equipe da Rádio Relógio diz não ter informações sobre a migração da emissora para o dial FM.

Sem informações e sem prazos. (Foto: infoTV.RJ)

Em tempos onde a frequência AM perde espaço a cada dia, a migração para o FM vem como solução para que rádios clássicas não percam seu espaço e possam continuar chegando até seus ouvintes, proporcionando também uma sintonia com maior qualidade de som e sem interferência para o radiouvinte. Porém esse processo tem sido demorado e vem sendo adiado em diversas cidades do país, assim como foi com o processo do apagão da TV analógica.





Porém na última semana todos fomos pegos de surpresa com a divulgação de uma nota do SGR (Sistema Globo de Rádio) anunciando que brevemente as emissoras próprias da CBN e Rádio Globo desativarão permanentemente suas frequências AM. Focando apenas em suas frequências em FM que as oferecem mais qualidade e mais ferramentas. Diante do prenuncio da erradicação da frequência AM entrei em contato com uma das rádios AM mais populares entre os cariocas, a Rádio Relógio. Perguntando sobre a transição para o dial FM.

Atualmente com 62 anos de história, a rádio que foi fundada pelo ministro religioso Robert McAlister e opera nos 580 AM aqui no Rio de Janeiro ainda não havia se pronunciado em relação ao processo de migração do sinal da emissora para o dial FM, mas o contato com a emissora não trouxe nenhuma informação sobre o processe de mudança, afinal nem a própria equipe da rádio que atualmente pertence ao missionário R.R Soares tem informações sobre o assunto. Ao ser questionada sobre a migração a resposta recebida foi a seguinte:

Oi Lorran. Infelizmente ainda não temos nenhuma informação sobre o assunto. Abraços. Produção Rádio Relógio.

Analisando a situação atual do rádio e o quadro geral da migração atual, onde temos mais de 15 emissoras de rádio aprisionadas no AM é quase certo que nem a Rádio Relógio nem grande parte das demais emissoras irá “dar as caras” tão cedo no dial FM carioca, afinal processo será longo e demorado o que acaba sendo “um tiro no pé” dessas emissoras tão amadas, que acabam ficando esquecidas e enfrentam em crises internas devidas a baixa audiência e alcance e com o tempo acabam sendo extintas e sendo apenas mais um nome e uma frequência na história do rádio carioca.


6 comentários:

  1. Olá Lorran Matheu. A Rádio Relógio transmite também na frequência 105,7 de Paty do Alferes que pertence a Fundação Tropical de Rádio Difusão, frequência onde antes era transmitida a Rádio Rock FM que pertence ao grupo Rio Petrópolis de Comunicação e que detém os direitos também da Rádio RPC FM . Essas duas rádios ( Rock FM e RPC FM são transmidas pela internet, inclusive a RPC FM em seus comerciais está anunciando que vai voltar em breve ao dial carioca. Mas voltando ao assunto da Rádio Relógio, ela ainda resiste também em transmitir em Ondas Tropicais ( O.T. ) na frequência de 4905 Khz. Outra novidade sobre rádio é que a Rádio JB AM vai voltar ao ar pela frequência da Rádio Livre 1440 AM aqui do Rio previsto a partir do próximo dia 16 de Agosto, no início ainda com a mesma programação da Rádio Livre, mas depois vai ser só programação jornalística. Inclusive a Rádio Livre está fora do ar e até o site está fora do ar, pois estão se mudando para o prédio da JB. Tenho essas informações porque foram me passadas por uma pessoa de lá. Outra informação também, essa lida em uma reportagem que fala da volta do Jornal do Brasil impresso, se não estou enganado foi numa publicação da Folha de São Paulo que o Diretor do Jornal do Brasil impresso cita em poucas palavras que a TV JB também vai voltar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Rogerio, muito obrigado pelas informações. Vou correr atrás de mais detalhes sobre os fatos e assim que possível publico aqui no blog.

      Excluir
    2. Olá Lorran Matheu. Acessa lá os emails do blog, pois enviei para você o link do site da Folha de São Paulo que cita em um pequeno trecho sobre a volta da TV JB. Também enviei o áudio de um comercial da RPC FM dizendo que voltará em breve ao dial carioca, por enquanto ela só transmite pela internet. Até uma foto te enviei com o logotipo da RPC FM no Radiosnet. E por fim o áudio da pessoa que me respondeu afirmando que a Rádio JB AM vai voltar .

      Excluir
    3. Vou dar uma conferida lá sim. Mais uma vez agradeço por a participar do blog e pelas informações.

      Excluir
  2. Sobre a possível volta ds JB AM, pode até ser, mas vai ser difícil, pois o sinal da frequência 1440 sempre foi fraca, as vezes o transmissor quebrava por incompetência dos gestores. E o fato de quase ninguém ouvir o rádio AM hoje em dia.
    Não sou pessimista, mas vai dar um tiro no pé nessa empreitada.
    Aliás, se a JB AM tivesse continuado na histórica frequência 940, em termos de potência de sinal, ficaria muito melhor, mas como houve a grave crise, vendeu a rádio em 1992.

    ResponderExcluir

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.