Rádio Globo e CBN derrubam antena AM no Rio de Janeiro.

Emissoras derrubam torre lendária para o rádio no Rio de Janeiro. (Arte: infoTV.RJ)
No início do mês o Sistema Globo de Rádio desativou no Rio de Janeiro, São Paulo e em Belo Horizonte as transmissões AM da Rádio Globo e da CBN. Já neste final de semana a equipe das emissoras realizou a derrubada da antena responsável, pela agora extinta, transmissão AM das emissoras. O principal motivo para o encerramento das transmissões foram os altos custos para a manutenção dos equipamentos e a baixa correspondência de audiência diante dos investimentos.




O Sistema Globo de Rádio já não fechava filiações com emissoras AM a cerca de 2 anos, as emissoras AM mantidas estavam em processo de migração para a transmissão em FM. Ou seja toda expansão recente realizada recentemente pelas emissora foi feita em FM.

Confira a derrubada da torre.

Após a realização da derrubada da torre de transmissão diversos vídeos circularam pelas redes sociais. Nas cidades que tiveram os sinais AM desativados o SGR passou a operar exclusivamente através da transmissão FM. A CBN passou transmitir através dos 92,5 no Rio, 90,5 em São Paulo e nos 106,1 em BH. Já a Rádio Globo realizou a migração exclusivamente no Rio, pois a emissora não desativou sua transmissão AM em São Paulo e não possui transmissão em BH.

O motivo por trás da permanência do sinal AM da Rádio Globo em SP é simples, cobertura. A transmissão foi mantida para completar a zona de cobertura da emissora paulista enquanto o sinal FM que opera no 94,1 termina o processo de expansão para cobrir toda a região metropolitana paulista. O fim das transmissões AM o Sistema Globo de Rádio põe fim na longa história das rádios AM, a frequência 1220 AM era emblemática e carregou o nome Rádio Globo durante 42 anos, durante todas as “eras” da emissora que já atua a 73 anos no Rio de Janeiro através do AM.


Nenhum comentário:

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.