Candidatos a vice-governador do RJ ganharam voz no primeiro debate ao vivo da TV Universo (afiliada da TV Cultura).

Candidatos durante a sabatina. (Foto: Lorran Matheu/infoTV.RJ)
Na noite de ontem (03) a TV Universo realizou em sua sede a sua primeira sabatina política com candidatos a vice-governador do estado do Rio de Janeiro. O evento que foi transmitido ao vivo, solicitou a presença de todos os candidatos, porém apenas quatro candidatos a vice marcaram presença no debate. Sendo eles Comte Bitencourt (vice de Eduardo Paes), Leonardo Giordano (vice de Marcia Tiburi), Zaqueu Teixeira (vice de Indio da Costa) e Cláudio Castro (vice de Wilson Witzel). A transmissão do evento mediado pela jornalista Taís Ribeiro iniciou pontualmente ás 20h através do canal 32.1 e da página do Facebook do INCT/InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos). Contando com uma ótima estrutura tecnológica, incluindo 4 câmeras 4K em diversos ângulos.





Devido a exibição do horário eleitoral gratuito o evento teve um bloco transmitido exclusivamente pela internet, a exibição foi “cortada” ás 20h30, retornando exatamente ás 20h57. O debate contou com 4 blocos, sendo o segundo exclusivo para a internet, na TV apenas 3 foram transmitidos. O formato da sabatina foi aquele já conhecido pelo telespectador, nos dois primeiros blocos os candidatos receberam perguntas previamente escritas pelo público. No terceiro os candidatos trocaram questões entre si, e no último tiveram 3 minutos para falar com o público que irá a urna no próximo domingo dia 7.

Candidatos posando junto com a  reitora da UNIVERSO. (Foto: Lorran Matheu/infoTV.RJ)

O debate foi transparente e informativo, sendo o último de âmbito estadual antes das eleições. Sendo útil principalmente para quem não possuía candidato e pôde ouvir o outro lado da moeda... ou melhor da chapa, para se identificar neste espectro político complicado. Durante o terceiro bloco (o de perguntas diretas entre os candidatos) os vices trocaram “farpas” entre si, levando a plateia a ovações causadas pelo calor das colocações. Diversos assuntos importantes foram citados, tais como, a mobilidade urbana, obras superfaturadas de má qualidade, problemas na segurança (e consequentemente a intervenção militar), dentre outros assuntos. Porém as cutucadas também envolveram a índole dos presentes e também dos titulares da chapa.


Equipe responsável pela transmissão e idealização após o fim do debate. (Foto: Lorran Matheu/infoTV.RJ)

A estrutura modesta da emissora não foi nenhum empecilho, mesmo com pouca mão de obra nada a intimidou. Após o termino do evento realizei uma pequena entrevista com Ricardo Papel integrante da equipe técnica da emissora e com a jornalista Thais Ribeiro. Confira:

Perguntas técnicas

Qual foi o principal investimento para a realização do evento?


Investimento... nós já tínhamos o equipamento para a transmissão ao vivo, nós reaproveitamos os nossos próprios equipamentos, mas com a ajuda da UFF e nos auxiliou pra transmitir ao vivo tanto na TV quanto na internet.


E qual foi o principal desafio para essa transmissão?


Então Lorran, o desafio foi grande para nós transmitirmos ao vivo... algo que a TV Universo praticamente não tinha feito antes. Foi um grande desafio para nossa equipe transmitir um evento dessa importância foi um grande desafio tanto pra TV Universo tanto para o pessoal da UFF e do InEAC que ajudou a gente nessa transmissão.

O que foi necessário para que a transmissão fosse feita em outra parte do prédio, longe dos estúdios?


A gente reaproveitou os cabos que a gente já possuía desde a virada do analógico para o digital, e realizamos o cabeamento desde o nono andar até a aqui [a Sala Universo, localizada no térreo].


Após essa experiência a emissora pretende gerar outros conteúdos com transmissão ao vivo?


Esse é o nosso grande desafio..., o nosso grande desafio é fazer um telejornal ao vivo. Se a estrutura montada para o debate for permanente nós já estamos aptos para transmitir ao vivo. Mesmo não tendo o equipamento de corte, mas nós temos um programa que dá pra fazes os cortes manualmente. Nós temos que ver com o Tai Pan [diretor], mas tecnicamente nós estamos prontos.

Perguntas mediadora

Como foi a experiência de mediar um debate?


Ah, foi maravilhoso. Apesar do nervosismo, ser uma coisa nova a minha carreira de jornalista, mas foi uma experiência maravilhosa que vai acrescentar muito na minha carreira, no meu currículo e no meu portfólio também.

Para você qual a importância de dar voz aos candidatos a vice-governador?

É extremamente importante, justamente porque o eleitor tem essa oportunidade de saber o que cada candidato, vai propor para a sua cidade e para o estado do Rio de Janeiro. Então isso é muito importante, é uma maneira das pessoas saberem um pouco mais sobre a proposta dos candidatos. 

Você acredita que esse debate pode causar mudanças nas intenções de voto do público?


 Não sei se mudança..., mas quem talvez não tivesse um candidato, com esse debate pode ter direcionado um pouquinho o seu voto.

Após essa experiência nas próximas eleições você aceitaria novamente o desafio de mediar outro debate, com candidatos a prefeitos e vereadores?


É um desafio grande, mas desafios estão aí pra nós aceitarmos e seguirmos em frente. É sempre bom um desafio, pra quem gosta é sempre bom e eu gosto! [risos].
Mais uma vez quero agradecer a equipe da TV Universo, vocês são sensacionais!


Nenhum comentário:

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.