Saiba porque a TV Escola está sem sinal na TV Aberta.

Período eleitoral interfere na transmissão da emissora. (Foto: Reprodução/infoTV.RJ)

Recentemente tenho recebido diversas reclamações relacionadas a falta de sinal da TV Escola, canal que integra a multiprogramação da TV Brasil aqui no Rio de Janeiro. A emissora teve a sua transmissão interrompida em sinal terrestre aqui no Rio a algumas semanas. O “sumiço” veio de maneira repentina e totalmente inesperada sem nenhum aviso ou comunicado por parte da emissora, da EBC dona da concessão, tampouco da Roquette Pinto Comunicação gestora do canal.



Porém o sumiço do canal que normalmente ocupa a terceira ( canal 2.3) posição da multiprogramação da emissora estatal tem uma razão simples e bem conhecida. Horário eleitoral gratuito. Mesmo sendo um canal público, o canal tem foco na transmissão via satélite e não possui geradora local em diversas partes do país, então não é possível realizar cortes de rede e exibir a programação política local. Diante essa adversidade a solução foi a interrupção na transmissão terrestre do canal em todas as praças onde opera.

Após o fim do período eleitoral o sinal deve ser retomado normalmente. Essa não é a primeiro transtorno que esse período de eleições causou a EBC, desde julho a Empresa Brasil de Comunicação privou as contas deseus principais meios de comunicação no instagram e no Facebook. O intuito da ação é evitar o ”flood eleitoral” (pratica de divulgação massiva de candidatos em comentários) por parte dos eleitores em suas redes. Porém o ato não foi  bem recebido pelo público.


8 comentários:

  1. Lorran, obrigado pela informação.
    Acho que seria simples colocar a tela azul com um aviso no horário da propaganda eleitoral pra evitar a interrupção do canal. Espero que esse período eleitoral turbulento passe logo pra podermos assistir à TV Escola e que o resultado não seja outro do que prevalecer o bom senso e o respeito à democracia. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho que existam outras formas de contornar a transmissão do horário eleitoral, porém infelizmente essa foi a decisão da EBC. Também aguardo o fim das eleições, com um resultado benéfico pra toda a população Carioca, Fluminense e Brasileira.

      Excluir
  2. Só um adendo, que esse período passe no seu devido tempo, até pra que haja um verdadeiro debate de ideias e que os candidatos remanescentes no segundo turno possam mostrar suas verdadeiras faces pro eleitorado. E viva a TV Escola que tem uma programação excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mesmo sendo complexo e causando alguns transtornos esse período é crucial para o futuro do país. Realmente a programação da emissora é ótima, pena que não recebe a devida atenção.

      Excluir
  3. A Tv Escola é um exemplo para os administradores do Canal Futura que o retiraram da Tv aberta e o jogaram na Tv fechada.Educação é na Tv aberta.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, caro leitor. Em algumas ocasiões é difícil compreender a forma que a Globo/Fundação Roberto Marinho comandam seus negócios.

      Excluir
  4. Entrei na sintonia manual de minha Tv no Canal 40 está com intensidade de sinal em 75% e qualidade de sinal em 90% porem com tela preta.Será uma nova emissora?

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal.
    Só para constar, sintonizei 07 canais analógicos VHF com sinal muito fraco usando a antiga antena vhf apontada para o Sumaré. Curioso, usei um booster de 26dB e um amplificador de 30dB, sendo encontrado no canal 13 o VIVA, no canal 12 a Band, no 11 a Record, no 10 a Globo, no 09 o SBT, no 08 a RedeTV e no 07 a TV Diário. Infelizmente, mesmo com o booster/amplificador, a TV Diário ficou muuuito ruim, enquanto que o Viva, apesar de um certo ruído e alguns chuviscos dava com bom ânimo p/ assistir. Os demais ficaram bons (em se tratando de analógico, é claro).

    Obs.: na faixa de UHF, não captei nenhum sinal de canais analógicos.

    ResponderExcluir

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O infoTV.RJ não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Obrigado, Lorran Matheu.

Tecnologia do Blogger.